MESTRADO EM EDUCAÇÃO - USAL

NOVA TURMA - INSCRIÇÕES ABERTAS

Processo Seletivo 2014.1

USAL - Universidad Del Salvador

Stricto Sensu - Credenciamento no CONEAU - Res. Nº 472/2007.

 

Apresentação


Reconhecido pela Resolução Ministerial Nº 422/1999 e com Credenciamento no CONEAU / Nº 472/2007 o Mestrado em Educação da USAL - Universidad Del Salvador é destaque na Argentina por sua metodologia e seriedade. Por isso a cada dia muitos brasileiros estão aderindo a modalidade adquirindo conhecimento e cultura internacional. Entre em contato com a Novvus3 Educação e Comunicação empresa que atua no mercado baiano há nove anos desenvolvendo soluções em educação e comunicação, cursos e treinamentos.


Decano Interino: Lic. Máximo Paz 
Coordinador General: Lic. Francisco Arri

Coordinadora Académica: Mag. Leticia Pérez



Comité Académico


Agustina Maria Corica (UBA - FLACSO), Ana Lía Fernández (UM), Ana Miranda (FLACSO - UBA), Carina Andrea Muller (UNLA - USAL), Claudia Zysmanc (UM - USAL), Cristina Silvia Tommasi (UBA - ENS - UNTREF), Florencia Laura Rovetto (UNR - UAB), Javier Oscar Sanguinetti (UNSAM - UNLP - CONSUDEC), José María Tomé (UBA - UM), Juan José Tramezzani (UNLU), Mabel Alicia Berges (UBA - UNR), Mangeón Silvia Marcela (UCU - UNER - UNCOMA), María del Carmen Malbrán Alustiza (UPR - FCM - UNLP), María Martha Fernández Ricci (UAI - UPCOMILLAS - USAL), Maria Natacha Sarquis (UBA - UCM - UK), Mariana Leconte (ISPN - USAL), Nidia Edith Landi (ISFD - UNICEN), Oscar Luis Graizer (UBA - UV - LON), Raquel Caranci (UNSAM - ISFD), Sonia Mónica Sanz (UBA - USAL), Vicente Gastón Mutti (UNR - FLACSO - UNED).

 

Modalidade do Curso

As obrigações acadêmicas serão regidas pelo Regulamento Geral de Estudos de Pós-Graduação da Universidade do Salvador. É de caráter obrigatório completar, no mínimo, 75% de assistência nos encontros presenciais. No programa do curso está incluso o sistema Semana de Consultas somente para tirar dúvidas via e-mail com os professores das disciplinas no período específico e informado pela coordenação do Mestrado.


Serão de caráter teórico-prático e ministrado pelo docente titular ou assistente. Durante o curso do Mestrado, o aluno deverá completar 30 horas de atividades acadêmicas de aprofundamento com professores convidados. Deverá creditar 160 horas de atividades de pesquisa em projetos da Unidade Acadêmica. A dissertação terá uma carga horária de 200 horas.

Linha de Investigação - Educação Permanente.


Objetivos

- Indagar e aprofundar na problemática da educação visando à produção de conhecimentos e transformações;

- Elaborar os critérios para o planejamento, execução e avaliação de projetos educativos para contextos institucionais diferentes;

- Propor modelos de intervenção para uma eficaz gestão das inovações educativas;

- Colaborar na transformação educativa através da formação de profissionais com capacidade para a geração de novas propostas;

- Projetar e gestionar programas de avaliação institucional interna ou externa;

- Permitir ou impulsionar processos de interdisciplinaridade que vinculem a área pedagógica com outros ambientes disciplinares;


Requisitos para a Dissertação

- Aprovadas todas as obrigações acade?micas estabelecidas no plano de estudos, o mestrando estará em condições de apresentar a dissertação;

- A dissertação será avaliada pelo Júri de Dissertação;

- O Júri de Dissertação será formado por cinco membros em total, um dos quais será o Diretor do Mestrado e outro será externo à USAL;

 

Duração

O curso será realizado em dois anos mais a tese, dividido em 04 encontros presenciais de 12 dias corridos sempre nos meses de janeiro e junho ou janeiro e julho.

As aulas são ministradas de segunda à sábado e a carga horária total é de 540 horas/aulas. Após a conclusão dos encontros  presenciais, o aluno tem prazo de dois anos para apresentação da dissertação.

As aulas, seminários e orientações em Buenos Aires serão ministradas em Língua Espanhola, os trabalhos escritos poderão ser em Língua Portuguesa

 

Titulação

Mestre em Educação.

 

Requisitos para o Mestrado

- Graduados por universidades brasileiras em cursos reconhecidos pelo MEC;
- Graduados com curso de duração de 04 anos que exerçam funções na área educativa e/ou de capacitação;

 

Processo Seletivo 2014.1


- Seleção Curricular (Enviar curriculum para equipe da Novvus3) - O pré-projeto de dissertação é elaborado durante a participação da disciplina Metodologia da Investigação Científica;
- Entrevista de admissão;
- Matrícula efetivada;
- Havendo desistência será selecionado o candidato subseqüente;

 

Matrículas: A partir de Agosto/2013

Período das aulas: Janeiro2014 e Junho/2014

Classes em Janeiro/2014: De 13/01 (segunda) a 25/01 (sábado) - duas semanas

Classes em Junho/2014: Previsão de 23/06 (segunda) a 05/07 (sábado) - duas semanas

 

Preciso dominar fluentemente o idioma espanhol?

A fluência no idioma espanhol é necessária e será conquistada gradualmente, devendo o mestrando/a matricular-se no Brasil em curso livre de língua espanhola. À permanência no país e convivência social auxiliam na compreensão das aulas ministradas em espanhol, levando o mestrando/a a desenvolver-se no idioma, acelerando o domínio da língua.


Orientações

- Inovações Curriculares;
- Avaliação e Credenciamento;
- Educação e Capacitação Permanente;

 

Estrutura Curricular

 

 

Actividad Curricular

Hs. Tot.

Duración*

Créditos

Perspectivas ético-antropológicas para la educación contemporánea

40

bimestral

4

La Educación y los problemas de la Teoría Social Contemporánea

40

bimestral

4

Educación en nuevos escenarios políticos y económicos

40

bimestral

4

Políticas y legislación educativa

40

bimestral

4

Gestión y evaluación  de las organizaciones educativas

40

bimestral

4

Diseño,  gestión  y evaluación  del curriculum

40

bimestral

4

Epistemología y educación

40

bimestral

4

Metodología de la investigación

96

anual

10

Seminario de tesis

96

anual

10

Seminario optativo I

40

bimestral

4

Seminario optativo II

40

bimestral

4

Seminario optativo III

40

bimestral

4

Horas de investigación y tutoría

120

bianual

12

 

 

 

 

Total de horas reloj obligatorias

712 horas

 

 

Cantidad de horas teóricas

592 horas insumen el dictado de los seminarios

Cantidad de horas prácticas

 

Cantidad de horas de investigación / tutoría

120 horas de investigación y tutoría afectadas a la tesis

 *Anual, cuatrimestral, trimestral, bimestral, mensual.

Las maestrías deben tener al menos 700 horas reloj de las cuales un mínimo de 540 tienen que destinarse a cursos, seminarios y otras actividades de esa índole y las restantes, podrán ser asignadas al trabajo final u otras actividades complementarias.

 

Perfil do Formado

Sólida formação teórico-metodológica apropriada para a reflexão e a investigação acadêmica e social.

Habilidade para analisar e avaliar processos educativos em função da sua fundamentação teórico-epistemológica e sua implementação institucional.

Desenvolvimento de projetos unidisciplinares ou interdisciplinares de produção teórica e empírica no campo educativo. Implementação de atividades especializadas em níveis de planejamento, administração de condução pedagógica em diversos contextos institucionais.

 

Tese

 

Direção de Tese: A direção de teses está a cargo dos professores designados pela USAL, que cumpriram a assistência acadêmica y com adequado seguimentos dos trabalhos, segundo o cronograma elaborado de comum acordo pelas instituições firmantes.

 

Suas funções são:

- Aconselhar os professores sobre a elaboração da tese;

- Avaliar periodicamente o desenvolvimento da investigação;

- Elaborar relatório da Comissão sobre a atividade do Professor Mestre;

- Apresentar relatório sobre a qualidade e pertinência da tese;

 

Orientador de Tese

 

 - Ao mestrando cabem a escolha e convite para o Professor Orientador da Dissertação/Tese, segundo recomendações a serem emanadas da USAL. A fase de orientação da Dissertação/Tese e defesa perante Banca Examinadora implicará em ônus adicional para o mestrando/a (Verificar instruções no Contrato da Novvus3), a ser pago em parcela única e correspondente a ambas as atividades, cujo valor está fixado pela USAL no montante de U$S 350,00 dólares. Valor pago com 30 dias de antecedência da tutoria de tese, ou seja, após o útimo seminário cursado e ter sido aprovado na disciplina Seminário de Teses.

 

Obs: A USAL automaticamente indica o orientador argentino para a tutoria de tese, mas caso o mestrando/a prefira ter um outro orientador necessita enviar uma solicitação de aprovação para a USAL. Em ambos os casos a taxa/ônus é a mesma.

 

- O orientador pode ser brasileiro ou somente argentino? Pode ser Argentino, Brasileiro ou de qualquer lugar do Mundo.

 

- Se o orientador for brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade exceto Argentina quem arcará com os custos de passagem, hospedagem, estadia e alimentação do orientador/a? Sendo o orientador Argentino indicado pela USAL o mestrando/a terá apenas o custo fixado no contrato, ou seja, U$S 350,00 dólares. Porém sendo o orientador/a brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade serão do mestrando/a os custos com passagem, hospedagem, estadia, alimentação deste professor e demais despesas no período da defesa da tese.

 

 - Tendo o mestrando/a escolhido um orientador brasileiro é necessária a sua presença no dia da defesa da tese? Não é necessáriao. É opcional ao mestrando/a, e assim o optando ficará responsável por arcar com todas as despesas do orientador/a.

 

- O orientador necessita ter mestrado e doutorado ou somente o mestrado já é habilitado? Pode ter somente o título de Mestrado. Pode também ter somente o título de Doutorado ou ter os dois.

 

- A remuneração do orientador é realizada pela Usal? Os honorários são pagos pelo mestrando/a conforme valor descrito no Contrato Educacional (Verificar instruções no Contrato da Novvus3).

 

- Como se realiza a orientação? A orientação se dará de acordo com o ajuste pessoal que cada mestrando/a fará com seu orientador. Podendo ser pessoalmente, por e-mail, por Skype, por correspondência entre outros.

 

- O que o mestrando/a necessita enviar para a USAL solicitando aprovação do orientador Brasileiro? 

 

- Enviar uma carta assinada pelo mestrando/a solicitando aprovação do tema e orientador;

- Uma carta de aceitação assinada pelo orientador/a e um Curriculum Vitae do orientador/a;

- Todo processo será avaliado pela Comissão do Mestrado e logo se aprova ou não. Por isso, está no processo de desenvolvimento de uma tese. Mais informações entrar em contato com a coordenação da Novvus3.

 

Requisitos para elaboração de tese 

 

Aprovado todas as obrigações previstas ao currículo acadêmico, o aluno será capaz de apresentar a tese.

 

A tese será avaliada pelo júri da Tese, formado para esse fim.

 

O júri será composto por cinco membros Teses, no total, um dos quais será o diretor do Mestrado ou quem este designar.

 

Prazo máximo de 02 anos após o término dos encontros presenciais na Argentina.

 

A defesa será no idioma espanhol, na sede da Usal, na cidade de Buenos Aires, República Argentina. Ao escolher o curso de Mestrado em Educação na Argentina o aluno está ciente de que a defesa da tese deverá ser apresentada no idioma espanhol.

 

Traduções - O que precisa ou não de tradução

 

Atividades das disciplinas: Não necessita de tradução. As atividades das disciplinas podem ser respondidas e entregues em português. O aluno também poderá entregar em espanhol se estiver apto.

 

Certificado ou Constância que está cursando o mestrado emitido pela USAL: Existe duas situações. A primeira se o mestrando precisar comprovar para algum órgão público e este solicitar a tradução do documento, o mestrado/a necessita traduzir o documento através de um Tradutor Juramentado habilitado, com registro na JUCEB e entregar a tradução no órgão novamente. O documento original emitido pela USAL tem somente uma folha, mas quando traduzido para o português gera duas laudas de tradução. O valor em média por folha + serviço de tradução é de R$ 43,75 reais. A segunda situação é que se o mestrando/a não necessitar apresentar o certificado/constância não precisa traduzir o documento.

 

Dissertação: A dissertação final necessita ser traduzida do português para o espanhol, mas NÃO necessita ser por tradutor juramentado, ou seja, a tradução poderá ser feita pelo prórpio mestrando/a se estiver apto ou o mesmo solicitar auxílio a qualquer tradutor com condições de realizar o serviço. Se houver custo de tradução é por conta do mestrando/a.

 

 

Local do Curso

Endereço: Universidad de Educación - Callao con Cordoba 835, Buenos Aires, Capital Federal.

 

 

Faça agora a sua inscrição

 

Mais Informações: 71 3026-0717

E-mail: mestrado@novvus3.com.br

 

 

NOSSO ENDEREÇO:

Rua Franscisco das Mercês, 44 A,
Buraquinho, Lauro de Freitas/BA
CEP: 42.700-000

Visualizar Mapa da localização.
ATENDIMENTO:

71 3026-0717 / 4101-5987
E-mail: contato@novvus3.com.br
REDES SOCIAIS:


© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.   Produzido pela Novvus Digital
Pós em Educação Inclusiva